top of page

Se a primeira série é só aos 8 anos, porque começar o ballet antes disso?


Com o início do ano letivo tenho recebido muito essa pergunta e achei interessante deixar registrado por aqui a resposta.


Por aqui trabalhamos com a 1ª série do ballet iniciando após o aluno completar 8 anos de idade mas o indicado pela metodologia Vaganova na verdade é com 9 anos completos.


Antes dessa idade o corpo não está pronto para receber uma carga de trabalho muito intensa, assimilar todas as correções, bem menos fazer treinos diários que duram no mínimo 1h30min. As aulas de baby class e pré ballet vem justamente para tornar esse processo um pouco menos complicado e já ir introduzindo a criança às regras e princípios básicos da dança clássica.


É no baby que temos a oportunidade de iniciar o estudo musical necessário para se aprender ballet, quando temos a chance de trabalhar com a criança desde cedo é possível incentivá-la e prepara-la para, ao crescer, não perder e até aflorar suas capacidades artísticas e de interpretação (as famosas caras e bocas), nessa fase também devemos introduzir a memória muscular para que no futuro a aprendizagem seja mais leve e de fácil assimilação, ensinar os nomes de alguns passos e movimentos que sejam passíveis de aprendizagem antes dos 9 anos.


A criança que faz as séries pré formação tende a se desenvolver de forma mais rápida, quando essas séries não são encaradas como apenas uma recreação ou então são aplicadas por profissionais despreparados, já que para lidar com criança no ballet é necessário estudo e domínio não só da técnica do ballet clássico, mas também das habilidades cognitivas e motoras da faixa etária correspondente.


Algumas crianças apresentam já nessa fase uma facilidade maior em alguma das habilidades exigidas (musicalidade, memória, técnica e artístico), o que possibilita o início do estudo dos movimentos técnicos antes do 9 anos mas é só a partir dessa idade que poderemos trabalhar com os movimentos mais complexos e que exigem mais força e consciência corporal.


Já que o indicado para o início da primeira série são os 9 anos completos, por que meus alunos iniciam com 8? Pois aos 8 anos eu já consigo equiparar aqueles que acabaram de chegar com aqueles que já faziam aula antes. Isso significa que se a criança começar aos 8 vai chegar aos 9 sabendo tudo que uma criança que iniciou com 4 também sabe? Não! Essa criança deverá chegar ao fim do ano sabendo os mesmos passos que a outra, mas isso não significa que ela aprendeu tudo que a outra já sabe e que ela execute com a mesma precisão, firmeza e domínio.


O ballet não se trata apenas de aprender passos e executá-los, no decorrer dos anos de estudo a criança aprende sobre suas próprias emoções e como lidar com elas, aprende a superar desafios, cuidar do próprio corpo, ser independente, lutar pelos seus objetivos, entende que cada um tem seu tempo e suas habilidades e nem sempre seremos os melhores em tudo que fazemos, a criança que dança aprende cedo sobre responsabilidade, trabalho em equipe, a estar diante de pessoas, se expressar...


Então pode sim acontecer de uma criança recém chegada no ballet aprender rapidamente todos os passos, mas os valores e princípios que a dança proporciona podem e devem ser aprendidos o quanto antes.


Se você está na dúvida e acredita que aulas de baby e pré são perda de tempo e dinheiro, eu indico que procure uma escola que desenvolva um trabalho sério, onde as crianças realmente aprendam as habilidades necessárias para enfrentar os 8 anos de formação em ballet clássico, pois passar 2h por semana numa sala de aula só brincando vestida de tutu rosa vai ser perda de dinheiro se o objetivo for aprender ballet, como também pode causar uma frustração futura quando essa criança ingressar numa turma onde o trabalho realmente é sério ou então perceber que colegas de outras escolas estão aprendendo coisas novas e ela não.


Por fim, como costumo dizer, ninguém nasceu sabendo falar, andar, muito menos dançar ballet e quanto mais tempo (anos) de treino temos, mais natural aquilo se torna para o corpo.


471 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Curso de formação ou curso livre? O que é melhor?

Como diríamos na faculdade de direito: depende. Depende do seu objetivo, do que te motiva ir nas aulas... tudo nessa vida depende... Minha opinião (talvez polêmica) é que todo curso devia ser de forma

Investir ou não no espetáculo de dança?

Com a chegada dos espetáculos de fim de ano, é comum os pais e responsáveis se questionarem se realmente vale o investimento financeiro que envolve a participação dos filhos nas apresentações de dança

Como escolher minha sapatilha de ponta ideal?

Que toda bailarina não vê a hora de iniciar as pontas isso a gente já sabe, mas será que você sabe o que é necessário avaliar na hora de escolher sua sapatilha de ponta? A ponta precisa ser o modelo i

bottom of page