top of page

O que colocar num currículo de dança?


Para muitas oportunidades os bailarinos precisam apresentar currículo, seja em audição, teste, seleção, oportunidade de emprego... e recentemente recebi de uma ex-aluna uma mensagem pedindo ajuda para montar o seu primeiro currículo e depois de tudo pronto (e dela ter conseguido a vaga que queria) ela me disse que se eu fizesse uma postagem sobre isso, ajudaria ainda mais pessoas. Então aqui está!


O que colocar num currículo para oportunidade como bailarino:

  • Informações básicas: nome, telefone, endereço, idade, áreas de estudo (modalidades que você domina) e caso tenha uma conta profissional das redes sociais você também pode incluí-la em seu currículo.

  • Sua formação, a metodologia ou vertente que você estuda, a quantos anos está na dança (caso tenha DRT, você pode incluir o número de registro).

  • Prêmios, espetáculos e cursos mais importantes que você já conquistou ou participou.

  • Experiência de palco: caso não tenha participado de muitos cursos ou não tenha prêmios para apresentar, você pode mencionar os espetáculos que já participou como as apresentações anuais da sua escola atual.

  • Seus principais tutores/professores. Não vale mentir e colocar o nome de um professor mega renomado com quem você só fez um workshop como seu professor de formação ou algo do tipo, pois às vezes quem está com o seu currículo pode entrar em contato com os professores que você mencionou para pegar referência e indicação e caso tenha colocado o nome de alguém que não te conheça, você pode se queimar.

  • Caso tenha feito algo a mais (como estágio, auxiliar de produção de espetáculos, comercial, desfile relacionado a sua atividade como dançarino...) você também pode colocar no seu currículo.

  • Evite colocar parcerias com marcas pois dependendo do evento essa informação pode colocar uma barreira entre você e a produção, já que muitos eventos contam com seus próprios patrocinadores e contratos de exclusividade.


Dê preferência sempre por priorizar as informações que podem te favorecer a depender da vaga que você está concorrendo, vagas para dançarinos em espetáculos e eventos normalmente são oferecidas para quem apresenta experiência de palco, vagas para professor normalmente são oferecidas para quem já trabalhou com algo semelhante, vagas para cursos e workshops costumam ser oferecidas para bailarinos que apresentam maiores condições de aproveitar aquela oportunidade.


Exemplo: se você está concorrendo a uma vaga de dançarino num musical priorizar informações como estágio como professor pode não ser tão interessante como por exemplo informar que além da formação em ballet você também já fez jazz, contemporâneo, danças urbanas...


Outro exemplo: se a vaga é para um curso, é mais interessante você priorizar seus cursos anteriores e festivais que já participou do que sua experiência com um desfile realizado na comissão de frente de uma grande escola de samba ou uma parceria com uma loja/marca.


Por fim, se você está concorrendo a uma vaga é ideal que você procure saber quais as qualidades desejadas para aquele cargo, seja ele qual for. Desenvolva seu currículo sempre priorizando as informações que podem atrair a atenção de quem for ler o que você escreveu.


O currículo (na vida) não serve só para você mostrar seu histórico e formações, ele serve como a sua primeira impressão e se você souber colocar as informações que melhor te qualificam para a vaga, maior a chance de ser chamado.


Bônus:

Alguns testes solicitam foto para escolha de casting e pré seleção dos bailarinos, se não houver nenhuma exigência de quantidade, poses e looks para as fotos, procure enviar uma com roupa de “uniforme” e uma de palco que te valorize, podendo ser a de uniforme uma onde seu rosto apareça melhor e a de palco uma numa pose bem alinhada, bem bacana que faça o avaliador lembrar de você.


348 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

5 dicas pra quem quer dançar variação de repertório!

Dançar um ballet de repertório é um marco na vida de qualquer bailarino e embora todo bailarino possa dançar uma variação, nem todo bailarino está preparado para dançar uma variação (principalmente no

5 dicas para melhorar sua experiência no teatro

Vai assistir um espetáculo de dança e tá achando que vai ser parado, sem graça e que você não vai curtir? Vou te dar 5 dicas para tornar esse momento mais interessante. Não chegue em cima da hora, iss

Como escolher minha sapatilha de ponta ideal?

Que toda bailarina não vê a hora de iniciar as pontas isso a gente já sabe, mas será que você sabe o que é necessário avaliar na hora de escolher sua sapatilha de ponta? A ponta precisa ser o modelo i

bottom of page