top of page

Maquiagem de palco

Atualizado: 22 de set. de 2021

Essa semana recebi uma mensagem lá no Instagram "Bruna, pq a maquiagem de palco é tão forte?" então decidi vir até aqui explicar de forma mais detalhada.


O artista no palco está exposto a uma intensidade de luz muito alta, em algumas vezes chegando até a "mudar" o tom de pele do bailarino, outro efeito que a luz forte pode causar é a perda das sombras que auxiliam a plateia e enxergar as expressões faciais.


Por isso a maquiagem de palco precisa ser bem forte, para que mesmo com a luz mega forte as expressões e contornos do rosto não sejam perdidos. O contorno facial é a característica principal da maquiagem de palco no mundo todo.


Aqui no Brasil é comum os bailarinos fazer maquiagem estilo festa para dançar em espetáculos e festivais, já na Europa os olhos são sim maquiados porém não se usa tanta sombra como aqui no Brasil.


O batom também difere dependendo do que será dançado, no ballet O Lago dos Cisnes as bailarinas que dançam como humanas acabam usando batom em cor discreta devido as características desse ballet, enquanto as bailarinas cisnes usam uma cor que se confunde com a pele, como o nude. Nos ballets mais fortes, como Don Quixote, cabe o uso de batons vermelhos.


Existe também para alguns papéis específicos a necessidade do artista usar maquiagem cênica, normalmente para caracterizar o bailarino como uma personagem com idade mais avançada que a dele ou com marcas de expressão que auxiliem a passar uma sensação de que ele está sempre de cara feia (emburrado) quando interpreta um vilão.


A maquiagem ajuda a contar a história do ballet que está sendo dançado por isso homens e mulheres usam deste artifício nos espetáculos. Desde o primeiro espetáculo já incentivamos que meninas e meninos comecem a usar a maquiagem, mas é claro, respeitando sua idade.


Eu particularmente gosto muito do uso de cílios postiços pois o olhar tem um papel fundamental na hora de dançar e os cílios grandes auxiliam a plateia a entender se o bailarino está de olhos abertos, fechados, arregalados...


Outra característica das maquiagens para palco são sombras e delineados que vão além do limite dos olhos e as vezes até mesmo da sobrancelha e o uso de lápis e sombra brancos. A cor branca dá volume a área em que é aplicada então muitos bailarinos usam lápis branco logo abaixo dos olhos antes de passar o lápis preto para parecer que os olhos são maiores do que realmente são.


O uso de sombra preta divide opiniões pois ela fica muito carregada e acaba roubando a atenção, mesmo quando o figurino é preto e isso desagrada muitos professores e coreógrafos, mas tem aqueles que não abrem mão da sombra preta mesmo no figurino branco.


Aqui vale ressaltar que apesar da maquiagem de palco sem normalmente carregada, cabe o bom senso de fazer aquilo que combine com a personagem, figurino, temática... deixe as criações mais elaboradas para coreografias de jazz, street, sapateado, quando casar com a inspiração da coreografia, para os ballets prefira algo mais clean e condizente com o espetáculo apresentado. Já pensou que estranho seria uma Willi

de Giselle com uma maquiagem mega corada?







205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

5 dicas pra quem quer dançar variação de repertório!

Dançar um ballet de repertório é um marco na vida de qualquer bailarino e embora todo bailarino possa dançar uma variação, nem todo bailarino está preparado para dançar uma variação (principalmente no

5 dicas para melhorar sua experiência no teatro

Vai assistir um espetáculo de dança e tá achando que vai ser parado, sem graça e que você não vai curtir? Vou te dar 5 dicas para tornar esse momento mais interessante. Não chegue em cima da hora, iss

O que colocar num currículo de dança?

Para muitas oportunidades os bailarinos precisam apresentar currículo, seja em audição, teste, seleção, oportunidade de emprego... e recentemente recebi de uma ex-aluna uma mensagem pedindo ajuda para

bottom of page