top of page

Ballet: esporte ou arte?

Atualizado: 22 de set. de 2021

Essa é uma dúvida muito frequente, afinal, o ballet é um esporte ou uma arte?


Os movimentos do ballet, jazz, street, sapateado, dança do ventre, contemporâneo... são realmente bem elaborados e fazem com que os bailarinos trabalhem muita coordenação motora, resistência muscular, condicionamento cardio respiratório, raciocínio. Mas além disso os bailarinos precisam trabalhar mais um requisito: o artístico!


Para a dança, não importa apenas a boa execução técnica, é necessário que o bailarino conte uma história ou transmita algum sentimento através do movimento.


A dança tem sim seu lado esportivo e por isso hoje as modalidades "fitness" vem fazendo tanto sucesso, o corpo de bailarinos profissionais costumam ser bem definidos e com baixo percentual de gordura (assunto para outro texto) e isso atrai atletas interessados na definição muscular e redução de gordura corporal.


Mas a verdade é que a dança, principalmente o ballet clássico é uma modalidade artística. É só lembrarmos por exemplo de um ballet de repertório: o bailarino faz uso de uma música, encenação, caracterização (maquiagem, figurino...) para contar uma história sem usar palavras, apenas com a dança.


Diversos bailarinos renomados falam da importância de se amar a dança para poder ser um grande bailarino justamente por isso, a execução dos movimentos sem a essência artística se torna mera ginástica (não que tenha algum problema em fazer aula de dança com o objetivo de exercer uma atividade física, mas existem modalidades próprias para esse objetivo).


Via de regra, o bailarino deve contar uma história com a sua dança e isso foge da atuação do esporte.


Alguns outros aspectos podem diferenciar o bailarino (artista) do esportista:


a) O bailarino não se registra profissionalmente no mesmo órgão dos profissionais da educação física, os bailarinos profissionais são registrados na Delegacia Regional do Trabalho, é emitido o DRT e esse registro é destinado para profissionais técnicos, enquanto os educadores físicos (responsáveis pela fiscalização e orientação das atividades físicas e esportes) devem registrar-se perante o Conselho Regional da Educação Física.


b) A dança é foi criada na corte para "endeusar" o homem, o estético e os significados por trás dos movimentos trazem diversas mensagens. Já as modalidades esportivas forma pensadas com outros objetivos.


c) O ballet foi levado da corte para os palcos dos teatros, local de apresentação de peças teatrais, orquestras, óperas.


d) Apesar da necessidade de um professor de dança ter conhecimento sobre músculos, estrutura física, fisiologia do movimento, não é um pré requisito a formação em educação física, existem diversos cursos focados no treinamento de bailarinos e professores de dança para aquisição deste conhecimento.


O que vocês acham sobre? Deixem aqui nos comentários.


1.798 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Curso de formação ou curso livre? O que é melhor?

Como diríamos na faculdade de direito: depende. Depende do seu objetivo, do que te motiva ir nas aulas... tudo nessa vida depende... Minha opinião (talvez polêmica) é que todo curso devia ser de forma

Investir ou não no espetáculo de dança?

Com a chegada dos espetáculos de fim de ano, é comum os pais e responsáveis se questionarem se realmente vale o investimento financeiro que envolve a participação dos filhos nas apresentações de dança

bottom of page