top of page

Audições: o que você precisa saber

Atualizado: 22 de set. de 2021

A primeira coisa que você precisa saber sobre qualquer audição é para que a audição foi convocada. Existem diversos tipos de audição e para cada tipo de teste o examinador está em busca de um perfil de bailarino, se você sabe qual o objetivo da audição, fica muito mais fácil.


Pensando nisso, decidi trazer aqui algumas informações sobre os principais tipos de testes e o que você precisa saber sobre cada um deles.


  • Audição para bolsa de estudos


Quando uma escola abre vaga para bolsista normalmente os testes são divididos entre alunos com conhecimento em dança e alunos que nunca fizeram aula de dança.


Se a escola procura alguém sem experiência em dança costumam ser avaliadas as condições físicas do possível aluno, como ele assimila o que é passado no teste e o grau de interesse. Em uma única aula é quase impossível determinar se ele é exatamente o aluno que a escola procura mas da pra ter uma boa noção.


Quando é exigido alguma noção em dança é bacana demonstrar no teste que você sabe se portar em sala de aula, que tem noção de musicalidade e consegue aprender algumas sequências curtas.


Nestes casos de bolsa de estudos mais vale o seu interesse em aprender do que o quanto você realmente sabe tecnicamente. Se a escola ou grupo procurasse por um bailarino profissional teria estipulado isso como condição de participação no teste.


  • Audição para cias profissionais


Normalmente nestes casos você precisa já ser formado, ter DRT ou então comprovar tempo de experiência além de uma prova. Para cias profissionais é bacana você mostrar a sua melhor técnica, interesse, respeito e o seu estilo próprio ao executar os movimentos.


Apesar de casos raros onde bailarinos fora do edital (fora dos padrões pedidos) são contratados, não é bacana você fazer testes nos quais você não se encaixa no padrão, pois alguns avaliadores podem achar que isso pode caracterizar desleixo por nem ter lido o edital ou então falta de consciência das suas condições, ou seja, podem achar que você está se achando.


Muitas vezes companhias abrem audição em busca de um perfil específico de bailarino, seja para completar o elenco ou substituir alguém que está afastado ou foi aposentado então se você sonha em ingressar numa cia específica não tenha medo de refazer o teste várias vezes pois além de demonstrar interesse e força de vontade, talvez ainda não estejam a procura de alguém com o seu perfil e quando procurarem por esse bailarino lembrarão de você.


  • Audição para "jobs"

Audições para "jobs" vem crescendo no Brasil, campanha publicitária, vídeo clipe, participação em eventos são alguns exemplos de jobs que estão em alta no Brasil.


Para conseguir esse tipo de serviço você tem que fazer a lição de casa bem feitinha, é necessário entender qual o perfil da empresa/marca que você quer representar e tentar, dentro do seu perfil sem mentir sobre você, se adaptar para aquele job.


  • Audição para um papel específico

Existem audições para papéis específicos em espetáculos, gravações e programas de TV. Para esse tipo de audição é necessário saber se você se encaixa no papel para qual vai prestar audição.


Um bom exemplo são os testes para musicais, em alguns casos precisam de bailarinos clássicos que também cantem como em "O Fantasma da Ópera", porém outros espetáculos exigem profissionalização em dança, independente se sua experiência é em ballet, jazz, contemporâneo ou street dance.




Independente do tipo de audição que você irá prestar é necessário ler o edital e ver se você se encaixa (ao menos parcialmente) nos requisitos mínimos, certificar-se de todos os documentos que terá que levar no dia, fotos, roupa solicitada, se terá que levar uma música ou coreografia para apresentar. No caso das meninas, sempre leve a ponta por precaução.


Lembre-se! Independente de quem esteja organizando uma audição e por qual motivo seja, você está se oferecendo para ser a cara de um projeto pois só organiza audição quem procura alguém especial, então não queira passar despercebido, mas também não seja lembrado por coisas que podem sujar sua imagem.

166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

5 dicas pra quem quer dançar variação de repertório!

Dançar um ballet de repertório é um marco na vida de qualquer bailarino e embora todo bailarino possa dançar uma variação, nem todo bailarino está preparado para dançar uma variação (principalmente no

Curso de formação ou curso livre? O que é melhor?

Como diríamos na faculdade de direito: depende. Depende do seu objetivo, do que te motiva ir nas aulas... tudo nessa vida depende... Minha opinião (talvez polêmica) é que todo curso devia ser de forma

5 dicas para melhorar sua experiência no teatro

Vai assistir um espetáculo de dança e tá achando que vai ser parado, sem graça e que você não vai curtir? Vou te dar 5 dicas para tornar esse momento mais interessante. Não chegue em cima da hora, iss

bottom of page